Dizer sim em um dia especial, com amigos e familiares por perto, é o sonho de muitos casais. No entanto, nem todos podem pagar uma festa tão atraente e cheia de detalhes incríveis para o grande dia. Em meio à tristeza de não ter uma boa festa, há uma luz no fim do túnel: o casamento por adesão.
Os casamentos por adesão nada mais são do que um evento em que a cerimônia de casamento é realizada em uma igreja, ou em serviços públicos, e depois os noivos e seus convidados vão a um restaurante para celebrar o reencontro. No entanto, quem paga a comida não são os noivos, mas cada convidado.
Você vê, esta é uma história muito controversa, não é? É por isso que falaremos sobre isso hoje, para que você conheça tudo desse estilo de festa de casamento e defina se essa é a melhor opção para você; Confira!
Casamento por Adesão é deselegante? Ficha Chato?
Você já fez as contas e percebeu que não pode realmente realizar o seu sonho de ter uma festa normal? Assim, a adesão pode ser a sua verdadeira saída. A situação, quando devidamente explicada aos visitantes, pode ser recebida de braços abertos! Aqueles que realmente amam vocês ficarão felizes em pagar sua parte.
O que se tornou chato é escolher um casamento por adesão e logo depois inventar um vestido de noiva de grife, desperdiçar dinheiro em itens não essenciais. Nesse caso, os convidados acabam dando um passo atrás na hora de ajudar. Portanto, pense bem nas suas escolhas!
Tipos de Casamento por Adesão
Existem dois tipos de casamentos, e cabe a você decidir o que melhor se adapta ao seu estilo.
Aparentemente os noivos escolhem um cardápio com preço fechado no restaurante, como “R$ 60,00 por pessoa”. Cada convidado, ao pagar esta taxa, pode comer o que os noivos escolherem.
Ou os noivos escolhem apenas o restaurante e cada convidado nesse caso, podem “controlar os gastos”, pois cada um terá sua própria conta separada para comer livremente.
Alguns acham a segunda opção mais fácil de aceitar do que a primeira, já que o visitante controla os gastos e pode gastar menos.
Quem convidar no casamento por adesão?
A festa é pequena, então não há necessidade de convidar o maior número de pessoas possível. Convide apenas familiares e amigos próximos que você sabe que estarão lá para o grande dia. No entanto, você pode convidar mais pessoas, mas pode ser possível que famílias maiores não tenham condições de participar.
Outra dica é: nada de convidar algumas pessoas para a cerimônia de casamento e deixar de convidá-las para participar da recepção. Todos que você convidar para um evento, deverão ser convidados para o outro – mesmo que seja por adesão.
Para quem devo pagar?
Sim! É legal você pagar a conta das pessoas mais especiais durante a cerimônia de casamento, como os pais dos noivos, padrinhos e madrinhas, daminhas e avós. Vai sair um pouco mais salgado, mas é um gasto que vale a pena!
Como você pode informar seus convidados?
Além do boca a boca, você deve deixar isso claro em seu convite de casamento. Veja como você pode escrever!
Texto do convite de casamento por adesão
O texto do convite de casamento por adesão é muito fácil de fazer: seguindo o padrão habitual, adicione apenas o final do convite (Jantar por Adesão) e entregue um Cartão Pequeno com o valor para cada convidado. Não fica deselegante.
Avise os convidados!
Certifique-se de que eles saibam que eles terão que pagar por sua parte. Mesmo que você tenha enviado um convite que esteja de acordo com os padrões, explique a situação e por que escolheu fazer a festa dessa forma. Dessa forma, você evita que os convidados cheguem na recepção e tenham uma “surpresa”. Evite situações desconfortáveis!
Tenho que colocar uma lista de presentes no convite?
Não! Evite compilar uma lista de presentes, o convidado pode não gostar muito. Além disso, qualquer pessoa que realmente se importe lhe dará um presente de qualquer maneira. Faça uma lista, mas divulgue apenas aqueles que demonstram forte desejo de lhe dar um presente.
Decoração de casamento por adesão
Por ser uma festa simples, a decoração adquire essa mesma característica. Você pode adicionar uma mesa de bolo e doces simples, para que os noivos possam tirar algumas fotos com os convidados em todo o grupo. E fazer arranjos de mesa, mas tudo muito simples. O casamento por adesão é uma maneira de não deixar o casamento passar em branco, portanto, não precisa esbanjar detalhes diferenciados.
Gostou das nossas dicas de casamento por adesão? Conta para gente como será sua festa!
Sabia que dá para fazer uma festa de casamento, gastando pouco? Existe métodos que você pode economizar muito no seu casamento! E o Casei Barato te ensina tudo, sem segredos, clica no botão abaixo para saber mais.